quarta-feira, 21 de setembro de 2011

entendendo os profetas da biblia

Formação de Liderança e Ministério Cristão
Profetas Menores
Curso de Teologia
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Introdução
Os profetas menores não são
ou porque eram de menor importância que os demais profetas, como Isaías, Jeremias, Daniel,
Ezequiel. Eram chamados assim porque suas profecias abrangiam, ou menos atividades, ou menos
tempo ou eram menores em tamanho, sendo normalmente mais concisas, específicas e diretas.
A
criando-se dois reinos, Judá - com a tribo de Judá e Benjamim, e o reino de Israel - com as 10 tribos
restantes (aproximadamente em 932 AC), até o retorno de Neemias do cativeiro (mais ou menos 440
AC).
Convém ainda citar, que
dos estudiosos da lei. “
testemunharam e muitos foram mortos. Jerusalém matava os profetas, mas não os enviava. Antes
foram enviados das regiões montanhosas e aldeias rurais
Dos cerca de
quase 300 anos a maioria do povo judeu ficou cativo, alguns presos em território alheio (Assíria e
Babilônia-Caldéia). Somente com a queda da Babilônia pelos Medos e Persas é que o povo judeu foi
libertado. Mas não houveram mais reis, somente a união do povo para a reconstrução do templo, para
a busca das verdadeiras prioridades e para servir ao Deus Único.
Mas logo vem o cativeiro novamente, só que dentro de seu próprio solo. Os
chamados de menores porque eram pequenos em estaturaépoca abrangida destas profecias vai desde a ruptura do Reinado Unido dos Judeus,os profetas saíram do povo, do interior, nunca dos sacerdotes ouNenhum profeta nasceu em Jerusalém, embora fosse a cidade em que muitos.”350 anos que abrange as profecias dos profetas (maiores e menores), porromanos
invadem a região e a maioria dos territórios existentes na época, impondo o império Romano e boa
parte das leis romanas aos conquistados. É neste cativeiro que aparece a Vida e Obra de
Senhor Jesus Cristo
teria a missão de retirar o povo do cativeiro e reinar sobre ele, já que não havia mais reis decentes.
Os profetas pregavam publicamente contra os atos contrários à religião, procurando
restabelecer a antiga crença em Jeová, a ordem e a tradição. Portanto ao efetuar o estudo dos
profetas, estamos estudando os
revelação Divina, falam das dores do presente oriundas da desobediência e idolatria, e da redenção
futura através do Messias.
Nada ilustra mais a necessidade destas profecias e nada deveria ser mais gratificante que
os dizeres do profeta
e não castigada. A princípio seu clamor pelo julgamento, como o clamor de todos nós e dos judeus da
época do cativeiro, aparentemente não é ouvido por Deus. Quando finalmente é respondida a sua
oração e pronunciado o julgamento, ele fica mais surpreendido, porque os agentes do julgamento de
Deus, os caldeus ou Babilônicos, são ímpios e mais dignos de castigo que suas vítimas (os Assírios).
Habacuque está cheio de dúvidas. Mas, felizmente, ele leva a sua inquietação a Deus que logo a
dissipa, e apresenta uma solução dos seus problemas resumida na declaração que é o coração do
livro - “O justo viverá pela fé (2:4)” (uma das 5 vezes somente que a palavra fé é citada no Antigo
Testamento). Isso quer dizer que, por muito tenebroso que se apresente o futuro e por muito
triunfante que pareça o mal, o homem justo não deve julgar pelas aparências, mas sim pela Palavra
de Deus. Embora os ímpios vivam e prosperem nas suas impiedades e os justos sofram, estes
últimos devem viver uma vida de
Na ordem cronológica, esses fiéis mensageiros e atalaias de Deus situam-se nas seguintes
épocas antes de Cristo, segundo as melhores cronologias:
Nosso, o Messias, o Prometido, o Libertador do povo de todo opressor. O Messiasprecursores de Jesus Cristo. As pessoas que, por intermédio daHabacuque. O profeta está rodeado por todos os lados pela injustiça triunfantefidelidade e confiança (resumo da significação da palavra fé).”
OBADIAS
, 864 a.C.
JOEL
, 829 a.C.
OSÉIAS,
770 a.C.
AMÓS
, 767 a.C.
JONAS
, 767 a.C.
MIQUÉIAS
, 744 a.C.
NAUM
, 635 a.C.
SOFONIAS
, 624 a.C.
HABACUQUE
, 606 a.C.
AGEU
, 522 a.C.
ZACARIAS
, 521 a.C.
MALAQUIAS
, 397 a.C.
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Sobre este Trabalho
Poderia ter-se estendido na argumentação e no assunto em cada tópico. Todavia, muita escrita
pode fazer com que as pessoas não leiam tudo. Sendo assim, colocamos o que realmente
julgamos ser essencial para o entendimento do ambiente e da situação em que se encontrava os
profetas e o povo na época de suas profecias. Isto ajudará a entender o que Deus transmitia a
eles e o momento em que Ele fazia isto, sempre extremamente adequado e delicado.
As
deixar claro quando isto ocorre. Para um entendimento completo sobre cada um dos profetas,
utilize as 3 figuras no final deste trabalho, em especial a última “Os Profetas em Seu Ambiente”.
Esta figura o fará entender o porquê colocamos datas e os Impérios da Assíria e Dominadores no
contexto deste trabalho.
Colocamos os profetas em
se este trabalho for lido de forma contínua, proporcionando um melhor entendimento do
desenrolar dos acontecimentos.
A
fica mais ao Norte e a Caldéia, mais ao Sul. Na Assíria, as cidades principais são Nínive e Assur.
Na Caldéia, as cidades principais são
muito grande na vida dos judeus, portanto citaremos os reis do império Assírio (leia-se Assíria ou
Caldéia), em cada um dos profetas.
datas em que foram escritos cada livro podem ser diferentes de outros autores. Procuramosordem cronológica e não a ordem encontrada na Bíblia. Isto facilitaráAssíria faz parte da Mesopotâmia, região entre e ao redor dos rios Tigres e Eufrates. A AssíriaBabilônia e Ur. Estas regiões e cidades têm influência
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Amós (Carga ou Carregador)
1. Autor do Livro:
Amós, um pastor e tratador de figos.
2. Data Aproximada dos Acontecimentos:
785 AC a 740 AC.
3. Objetivo da Profecia:
a) Profetizou sobre os juízos vindouros sobre as nações vizinhas.
b) Fez discursos ameaçadores sobre Judá e Israel.
c) Fez um chamado para que Israel busque a Deus com sinceridade.
d) Teve uma série de visões:
. gafanhotos (7:1-3)
. fogo (7:4-5)
. prumo (7:7-9) (9 - destruição da família de Jeroboão)
. cesto de frutos de verão (8:1-3)
. santuário derrubado (9:1-10)
e) Prediz ainda a dispersão e a restauração de Israel.
4. A Quem foi Dirigida:
Ao povo de Israel e Judá.
5. Reis Governantes da Época:
a) Em Israel:
Jeroboão II.
b) Em Judá:
Azarias (Uzias).
c) No Império Assírio:
Sem rei
6. Acontecimentos Principais da Época:
a) O final de suas profecias coincide com a época que Jonas leva a mensagem a Nínive.
b) Foi o mais antigo dos profetas. Associado a este fato e ao fato de não haver rei no império
assírio para guerrear com Israel, há poucas descrições de acontecimentos que tenham sido
atribuídos a esta época e portanto a ele.
c) É mais ou menos contemporâneo dos capítulos 14 e 15 de II Reis.
d) Acontecimentos relatados em II Reis 14, 15 e II Crônicas 26.
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Jonas (Pomba)
1. Autor do Livro:
Jonas. Entretanto pode ter sido escrito por outra pessoas, após a destruição de Nínive (perto de
100 anos após os acontecimentos a que se refere Jonas). Ou parte foi escrita por Jonas e parte (a
que se refere à destruição de Nínive), foi escrita por um escriba.
2. Data Aproximada dos Acontecimentos:
760 AC a 750 AC e/ou 612 AC (destruição de Nínive).
3. Objetivo da Profecia:
Jonas foi enviado por Deus a Nínive como missionário, afim de admoestar os inimigos de seu
país. Eles deveriam se arrepender de seus pecados e da intenção de derrubar Israel e Judá, sob
pena de serem destruídos por Deus.
Há uma lição-revelação no livro para a nação judaica: “Deus é o Deus, não só dos judeus mas
também dos gentios, e que é o dever do seu povo escolhido levar a luz da Sua Revelação Divina.”
4. A Quem foi Dirigida:
Ao povo de Nínive. Com segundo propósito (ver item 3, segundo parágrafo), ao povo de Israel.
5. Reis Governantes da Época:
a) Em Israel:
Jeroboão II.
b) Em Judá:
Azarias (Uzias).
c) No Império Assírio:
Sem rei.
6. Acontecimentos Principais da Época:
a) Foi o segundo profeta do povo judeu, juntamente com Oséias.
b) A Assíria experimentava grande crescimento de riquezas, populacional e territorial. Todavia
estava em declínio moral e de poder (não havia um rei digno deste nome). Provavelmente isto
os fez escutar o profeta, além de Deus, é claro.
c) Acontecimentos relatados em II Reis 15 e II Crônicas 26.
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Oséias (Salvação ou a Salvo)
1. Autor do Livro:
Oséias (do Reino do Norte - Israel - das 10 Tribos - exceto Judá e Benjamim).
2. Data Aproximada dos Acontecimentos:
785 AC a 725 AC - data do início do Cativeiro.
3. Objetivo da Profecia:
Profetizou sobre a separação de Israel e Deus, a condenação (cativeiro) e a reconciliação.
4. A Quem foi Dirigida:
Ao povo de Israel (Reino do Norte).
5. Reis Governantes da Época:
a) Em Israel:
Zacarias, Selum, Manaém, Facéias, Facéia, Oséias.
b) Em Judá:
Azarias (Uzias), Joatão, Acaz.
c) No Império Assírio:
Teglat-Falassar II, Salmanasar V.
6. Acontecimentos Principais da Época:
a) Cativeiro das 10 tribos. Queda de Samaria e Deportação dos israelitas para Assíria.
b) Na sua época, os assírios conquistam Damasco e Tiro.
c) Ocorreu a morte de Uzias (uma visão de Isaías - contemporâneo de Oséias).
d) Jonas leva a mensagem de Deus a Nínive.
e) Acontecimentos relatados em II Reis 15, 16 e II Crônicas 27, 28.
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Miquéias (O que é como o Senhor)
1. Autor do Livro:
Miquéias, natural de Moresete-Date, Judá.
2. Data Aproximada dos Acontecimentos:
740 AC a 690 AC. Contemporâneo de Isaías.
3. Objetivo da Profecia:
Divisão da Profecia de Miquéias:
a)
condenada ao cativeiro.
b)
Israel é restaurado pelo Messias, o verdadeiro Regente.
Denunciadora (caps. 1 a 3): O profeta apresentou um quadro de uma nação pecaminosaConsoladora (caps 4 a 7): Apresenta um povo redimido, desfrutando as bênçãos milenais.
4. A Quem foi Dirigida:
A todo o povo de Deus.
5. Reis Governantes da Época:
a) Em Israel:
Nenhum.
b) Em Judá:
Joatão, Acaz e Ezequias.
c) No Império Assírio:
Teglat-Falassar III, Salmanasar V, Sargon II, Senaquerib.
6. Acontecimentos Principais da Época:
a) Edom se torna vassalo da Assíria.
b) Os Assírios conquistam Tiro e Damasco.
c) Queda de Samaria: deportação dos israelitas para a Assíria.
d) Senaquerib sitia Jerusalém.
e) Acontecimentos relatados em II Reis 16 a 21 e II Crônicas 27 a 33.
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Naum (Cheio de Consolação, Compassivo)
1. Autor do Livro:
Naum.
2. Data Aproximada dos Acontecimentos:
Antes da queda de Nínive, portanto antes de 612 AC.
3. Objetivo da Profecia:
Pronunciar a vingança Divina sobre a sanguinária cidade, e consolar à Judá com promessas de
libertação futura.
4. A Quem foi Dirigida:
Ao povo de Judá. E, como segundo propósito, ao povo de Nínive.
5. Reis Governantes da Época:
a) Em Israel:
Nenhum. Estavam no exílio.
b) Em Judá:
Manassés, Amon, Josias.
c) No Império Assírio:
Assurbanipal.
6. Acontecimentos Principais da Época:
a) Reforma Religiosa de Josias.
b) Queda de Nínive, capital da Assíria.
c) Alguns autores citam Naum como o contemporâneo do sítio de Jerusalém por Senaquerib
(700 AC). Neste caso, haveria mais dois reis assírios para citar, Senaquerib e Asaradon, além
da nova queda de Tiro (aproximadamente em 655 AC). Todavia, a versão que utilizamos,
mostra Naum profetizando 50 anos após, perto da queda de Nínive, e portanto de 645 a 625
AC.
d) Acontecimentos relatados em II Reis 22 em diante e II Crônicas 33 em diante.
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Sofonias (O Senhor Esconde)
1. Autor do Livro:
Sofonias, provavelmente bisneto de Ezequias, Rei de Judá.
2. Data Aproximada dos Acontecimentos:
635 AC a 625 AC, data das profecias, e até 580 AC, quando Jeremias é deportado para o Egito.
3. Objetivo da Profecia:
Prenúncio do juízo de Deus também sobre a Judá.
4. A Quem foi Dirigida:
Ao Reino de Judá.
5. Reis Governantes da Época:
a) Em Israel:
Nenhum. Estava em exílio.
b) Em Judá:
Josias.
c) No Império Assírio:
Assurbanipal.
6. Acontecimentos Principais da Época:
a) Reforma Religiosa de Josias com devido avivamento religioso.
b) Acontecimentos relatados em II Reis 22 e II Crônicas 34.
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Habacuque (O que Abraça)
1. Autor do Livro:
Habacuque. Alguns deduzem que possa ter sido um cantor do templo, e portanto um levita.
2. Data Aproximada dos Acontecimentos:
630 a 615 AC.
3. Objetivo da Profecia:
Como Naum predisse a destruição da nação Assíria e Obadias a de Edom, assim Habacuque
profetizou a queda do império Caldeu, que crescia muito na época e ameaçava uma invasão à
Judá.
4. A Quem foi Dirigida:
Ao Reino de Judá.
5. Reis Governantes da Época:
a) Em Israel:
Nenhum. Estavam no exílio.
b) Em Judá:
Josias, Jeocaz e Joaquim.
c) No Império Assírio:
Nabopolassar, da Babilônia.
6. Acontecimentos Principais da Época:
a) Queda da Assíria e de sua capital Nínive, pelos Babilônicos.
b) Crescimento do império Babilônico.
c) Acontecimentos relatados em II Reis 22 em diante e II Crônicas 34 em diante.
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Obabias (O que Adora a Jeová)
1. Autor do Livro:
Obadias.
2. Data Aproximada dos Acontecimentos:
590 AC a 587 AC. Todavia alguns autores o colocam em 864 AC.
3. Objetivo da Profecia:
A profecia gira em torno de uma disputa entre os povos de Edom e Israel. Israel, filho de Jacó,
mantém um eterna luta com os filhos de Esaú (edomitas), trazendo a briga do passado pelo direito
da primogenitura.
A profecia tem como lição espiritual, o especial e providencial cuidado de Deus para com os
judeus e a certeza do castigo para os que os perseguem (Edom).
4. A Quem foi Dirigida:
Ao povo de Judá, sobre o povo Edomita.
5. Reis Governantes da Época:
a) Em Israel:
Nenhum rei havia em Israel. O Reino de Israel estava no exílio.
b) Em Judá:
Sedecias.
c) No Império Assírio:
Nabucodonosor II.
6. Acontecimentos Principais da Época:
a) Invasão de Judá, e de Jerusalém.
b) Saque de Jerusalém em 587 AC pelos babilônicos (Nabucodonosor II - rei do império assírio).
c) É contemporâneo do profeta Jeremias. O mesmo que escreveu Lamentações de Jeremias,
uma descrição da dor, do exílio, do saque e da destruição de Judá e de Jerusalém.
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Ageu (Enviado do Senhor)
1. Autor do Livro:
Ageu, provavelmente nascido na Babilônia, é chamado de “o profeta do Segundo Templo” (após
os cativeiro). Nenhum profeta foi mais necessário e teve mais êxito do que Ageu, pelo momento
crítico e delicado que passava a nação, e pela falta de líderes e rei.
2. Data Aproximada dos Acontecimentos:
540 a 510 AC.
3. Objetivo da Profecia:
Mostrar o egoísmo e a indiferença com as coisas de Deus e para a Construção do Templo. Isto
será o motivo das calamidades advindas ao povo judeu.
Alentadoras exortações e promessas a quem estava comprometido com a obra.
4. A Quem foi Dirigida:
Ao povo Judeu que deveria estar empenhado na construção do templo.
5. Reis Governantes da Época:
a) Em Israel:
Não há mais reis.
b) Em Judá:
Não há mais reis.
c) No Império Assírio:
Nabônides, Cambises, Dario I.
Ciro, da Pérsia.
6. Acontecimentos Principais da Época:
a) Início do Império Persa na Babilônia.
b) Festa de Baltasar.
c) Retorno com Zorobabel, do cativeiro da Babilônia.
d) Início e término da construção do Segundo Templo.
e) Foi contemporâneo de Zacarias
f) Acontecimentos relatados em Esdras 1 a 7.
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Zacarias (Jeová Lembra-se)
1. Autor do Livro:
Zacarias, provavelmente nascido na Babilônia, teve uma missão semelhante ao profeta Ageu.
2. Data Aproximada dos Acontecimentos:
540 a 510 AC.
3. Objetivo da Profecia:
Por meio da promessa do êxito atual e da glória futura, o objetivo da profecia era animar o resto
do povo judeu, que estava desanimado pelas aflições atuais e que hesitava construir o templo.
4. A Quem foi Dirigida:
Ao povo Judeu.
5. Reis Governantes da Época:
a) Em Israel:
Não há mais reis.
b) Em Judá:
Não há mais reis.
c) No Império Assírio:
Nabônides, Cambises, Dario I.
Ciro, da Pérsia.
6. Acontecimentos Principais da Época:
a) Início do Império Persa na Babilônia.
b) Festa de Baltasar.
c) Retorno com Zorobabel, do cativeiro da Babilônia.
d) Início e término da construção do Segundo Templo.
e) Foi contemporâneo de Zacarias
f) Acontecimentos relatados em Esdras 1 a 7.
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Joel (Jeová é Deus)
1. Autor do Livro:
Joel, de Judá.
2. Data Aproximada dos Acontecimentos:
A data do escrito é incerta. A data dos acontecimentos é aproximadamente entre o ano 600 AC a
400 AC. Alguns autores, principalmente evangélicos, o colocam antes do exílio de Israel, em 829
AC. Todavia reconhecemos que os estudiosos católicos tem estudo este profeta o suficiente,
colocando-o no primeiro intervalo de datas citado.
3. Objetivo da Profecia:
Profetizou sobre a invasão de gafanhotos e do exército Assírio, e sobre a invasão final (no final
dos tempos).
Profetizou ainda sobre o derramamento do Espírito Santo sobre a nação judaica.
Profetizou sobre a restauração do povo (17-21).
4. A Quem foi Dirigida:
Ao povo de Judá.
5. Reis Governantes da Época:
a) Em Israel:
Não há mais reis. É provável que estavam no cativeiro.
b) Em Judá:
Não há mais reis. É provável que estavam no cativeiro.
c) No Império Assírio:
Provavelmente Nabônides, Cambises, Dario I.
Ciro, da Pérsia.
6. Acontecimentos Principais da Época:
a) Invasão de Gafanhotos.
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Malaquias (O Mensageiro)
1. Autor do Livro:
Malaquias, o último profeta do Antigo Testamento.
2. Data Aproximada dos Acontecimentos:
460 a 440 AC.
3. Objetivo da Profecia:
Cita o fato que Israel falhou. Ele apresenta um quadro de um povo exteriormente religioso, mas
interiormente indiferente e falso. Um povo para o qual, o serviço para Deus é um formalismo.
Apresenta a profecia da vida de Elias, antes da vinda do Messias. Descreve a vinda do Messias, e
a sua Glória, julgando e purificando a Nação.
4. A Quem foi Dirigida:
A todo o povo judeu, inclusive os que regressaram recentemente da Babilônia.
5. Reis Governantes da Época:
a) Em Israel:
Não há mais reis.
b) Em Judá:
Não há mais reis.
c) No Império Assírio:
Artaxerxes I.
6. Acontecimentos Principais da Época:
a) Retorno do grupo de Esdras da Babilônia.
b) Retorno de Neemias da Babilônia.
c) Acontecimentos relatados em Esdras 10 e Neemias 1 a 5.
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Os Reinos de Israel e Judá
Após o reinado de Salomão, o Reino dos Judeus sofreu uma Divisão: a tribo de Judá e Benjamin,
seguiu a Roboão, e constituíram o Reino de Judá, numa guerra civil que teve o nome de Cisma.
As outras 10 tribos, ficaram mais ao Norte, seguindo ao Rei Jeroboão.
Esta divisão trouxe fraqueza do poderio bélico dos Judeus, o que facilitou a invasão territorial por
outros exércitos, dentre eles os povos setentrionais (ao Norte) e Edom e o Egito (ao Sul).
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O Impérios Assírio, Babilônico e Persa
O Local onde se estabeleceram os impérios Assírio (750 AC a 612 AC), Babilônico (612 AC a 540
AC) e Medo-Persa (a partir de de 540 AC). As capitais destes reinos foram estabelecidas entre os
Rios Tigres e Eufrates.
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